segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dentada Nacional

Como todos já sabem, a maçã faz bem à saúde. Mas qual será o porquê de este fruto ser tão saudável?
Isso é o que a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) pretende descobrir, tendo encomendado um estudo pioneiro a nível mundial que irá definir o que faz a maçã no combate às doenças cardiovasculares (primeira causa de morte em Portugal) e como meio de combate e inibição do desenvolvimento do cancro do cólon.
Nos Estados Unidos, já existem medicamentos à base de extracto de maçã para ajudar a combater o cancro da mama.
Relativamente a este fruto, a grande descoberta prende-se com o facto da casca da maçã possuir mais fitonutrientes do que a polpa, por isso, não se deve descascar a mesma.

Maçã:
As maçãs não são apenas saborosas, mas também servem como medicina. Do ponto de vista fisiológico nutritivo, a avaliação é muito positiva. As maçãs contêm mais do que 30 diferentes substâncias minerais e microelementos e são – sobretudo a casca – ricas em vitaminas (provitamina A, vitamina do grupo B, E, niacina e ácido fólico), pectina e frutose. Este açúcar simples é metabolizado lentamente, contribuindo assim para regular os níveis de açúcar no sangue. É de realçar o conteúdo elevado em vitamina C, que, sendo um anti-oxidante, é benéfico para o sistema imunitário, assim como a percentagem elevada de potássio, que é responsável pela regulação do balanço hidrológico no organismo. Para além de todas estas vantagens, as maçãs são excelentes fornecedores de fibras (solúveis e insolúveis) e muito pobres em gordura.
Benefícios
· Boa fonte de vitamina C, consoante as variedades.
· Podem ser úteis no tratamento da prisão de ventre e diarreia.

Provérbio
“One apple a day keeps the doctor away!” (uma maçã por dia mantém-nos longe do médico)

Sem comentários: