sexta-feira, 25 de abril de 2008

O que é que pode ser feito por uma criança com excesso de peso ?


Então o que é que se pode fazer se uma criança é retraída, se está a ver demasiada televisão todos os dias, e lhe falta a confiança para se integrar nas actividades dos seus colegas por ter um problema de excesso de peso?

Aqui vão cinco passos simples que podem ajudar uma criança ou adolescente a evitar tornar-se um adulto obeso, e ao mesmo tempo melhorar a saúde dos que o rodeiam:

1. Reconheça que o seu filho tem um problema de excesso de peso e leia alguma coisa sobre a preparação de alimentos saudáveis. Informe-se. Não siga dietas à toa e não limite a variedade dos alimentos que põe na mesa.

2. Fale com o seu filho sobre o problema; dê-lhe carinho e apoio, e ofereça-se para o/a ajudar. Com tacto e a aprovação dele/a, tome o assunto nas suas mãos. A ajuda pode partir de si, do seu médico ou de um dietista. Um psicólogo poderá aconselhar a família, ou talvez prefira procurar um conselheiro matrimonial e assim dar o primeiro passo para ajudar o/a seu/sua filho/a. Há possibilidade de procurar ajuda. Não desista.

3. Compre alimentos saudáveis. Não se deixe tentar a encher os seus armários com alimentos de conveniência, ricos em gorduras e açúcares. Faça refeições equilibradas, e sirva as quantidades que cada membro da família necessite. Se houver necessidade de um lanche, sirva alimentos com um baixo teor de calorias.

4. Faça os seus filhos participarem em mais actividades. Ao princípio, tome medidas suaves. Imponha regras fundamentais sobre o tempo gasto diarimente a ver televisão, e envolva a família em actividades de que todos gostem. Faça um registo do peso do seu filho e encoraje-o nessa aventura. Recompense-o por cada pequeno sucesso.

5. Por fim, se também tiver excesso de peso, não há nada melhor do que servir de exemplo. Resolvam o problema em conjunto. Seja o companheiro do seu filho.

1 comentário:

Catarina Silva & Diana Mota disse...

O post está muito interessante e a informação fornecida é bastante útil; primeiro porque o número de crianças obesas em Portugal tem vindo a aumentar cada vez mais e segundo porque diz de uma forma simples o que as pessoas devem fazer quando se depararem com situações deste género.