terça-feira, 11 de março de 2008

Alimentos Funcionais














“A importância de uma alimentação equilibrada na manutenção da saúde e do bem-estar tem despertado interesse junto da comunidade científica, a qual elaborou inúmeros estudos com o intuito de comprovar a acção de determinados alimentos na prevenção ou no tratamento de doenças. Surgiu, assim, uma nova categoria de alimentos: os chamados alimentos funcionais.”

Com o aumento da esperança média de vida dos portugueses e a crescente manifestação de doenças crónicas verifica-se uma crescente preocupação, por diversas partes, com a “nossa” alimentação.

Na década de 80, foram estudados, no Japão, alimentos que, além de satisfazerem as necessidades nutricionais básicas, desempenham efeitos fisiológicos benéficos. Em 1999, uma nova categoria de alimentos foi desenvolvida, recebendo a denominação de “Foods for Specified Health Use”, que em português se chama Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos.

Alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos, devido à presença de um nutriente ou não nutriente com efeitos no desenvolvimento, no crescimento, na manutenção e noutras funções normais do organismo humano, ou seja, o alimento (ou ingrediente) deverá desencadear efeitos benéficos à saúde e também deverá ser seguro para o consumo sem supervisão médica.

É importante salientar que, antes do produto ser considerado um alimento funcional, deve ser submetido a vários estudos científicos, para comprovar a sua eficácia e a segurança no seu consumo, só depois poderá ser comercializado.

As propriedades benéficas dos alimentos funcionais podem ser provenientes dos constituintes naturais desses alimentos, como é o caso das fibras e dos antioxidantes, que estão presentes nos vegetais, frutas, legumes e nos cereais integrais; ou através da adição industrial de determinados ingredientes/ compostos para melhorar ou enriquecer os alimentos na sua forma original. No entanto, o alimento funcional não substitui o alimento de onde o ingrediente/ composto funcional foi retirado, uma vez que este apenas apresenta uma característica do mesmo.


Sem comentários: