terça-feira, 11 de março de 2008

COMER BEM

A alimentação é essencial para o bem-estar, para a nossa saúde e para o desempenho profissional ou escolar, entre tantos outros factores. No entanto, os novos estilos de vida e os seus actuais ritmos condicionam os espaços destinados às refeições e, por vezes, levam-nos a recorrer a estabelecimentos de fast-food. Actualmente, estes estabelecimentos têm já disponíveis menus mais saudáveis e equilibrados, para além do excesso de carne, molhos, refrigerantes, batatas fritas e outros alimentos fritos. O importante é saber-se efectuar as escolhas mais correctas porque não haverá bem-estar sem alimentação equilibrada.

"9 CONSELHOS ÚTEIS PARA QUEM TEM DE CONSUMIR FAST-FOOD


1. Comece a refeição com sopa de legumes.
2. Prefira sanduíches de pão escuro ou integral.
3. Escolha saladas compostas, que incluam um fornecedor de proteínas, como frango, ovo, atum, salmão ou queijo.
4. Peça para servirem os molhos à parte e modere o seu consumo.
5. Prefira pizzas vegetarianas, com fruta e poucos produtos de charcutaria. Peça para reduzirem a quantidade de queijo.
6. Evite tartes, folhados e empadas que, normalmente, têm muita gordura.
7. Se é fã de batatas fritas, lembre-se que não precisa de comer a dose inteira. Pode sempre substituir uma parte por salada.
8. Beba água, bebidas light ou sumo de frutas.
9. Deixe de lado fundamentalismos. Uma vez por outra, não faz mal a ninguém comer um cachorro com batatas fritas ou um hambúrguer e um refrigerante de cola."


Retirado do artigo “Comer bem, viver melhor”, Lília Amaral – Lic. Farmácia, Tecn. SUP DGV – e Olívia Pinho – Nutricionista, Profª da FCNAUP – da revista “Viver saudável”.

Sem comentários: