domingo, 23 de março de 2008

A Simbologia do Ovo de Páscoa


















O ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Há vários séculos, os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola, cozinhando-os com beterraba. Ao retirá-los do fogo, suas cascas ficavam com desenhos mosqueados. Os ovos eram dados de presente na Festa da Primavera.




O costume chegou ao Egipto, e assim como os chineses, os egípcios distribuíam os ovos no início de cada nova estação. Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja adoptou-o, oficialmente, como símbolo da Páscoa. Desde então, trocam-se ovos enfeitados no Domingo de Páscoa.




O surgimento do ovo de chocolate, na Páscoa, deu-se a partir do século XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram dados de presente na época. Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate.



Prós e contras do chocolate



Pontos a favor



Estudos identificaram a presença de flavonóides no cacau e em determinados chocolates. Segundo alguns autores, essas substâncias possuem efeitos antioxidantes protegendo as células do corpo contra a acção dos radicais livres.
Um estudo publicado em 2001 pelo American Journal of Clinical Nutrition sugere que o consumo de chocolate pode modular a síntese de determinados hormonas capazes de favorecer a saúde cardiovascular.
O chocolate possui vários compostos bioactivos que, teoricamente, podem contribuir com o bem-estar das pessoas.





Pontos contra



Por ser rico em açúcar, pode favorecer as cáries dentárias.
É rico em calorias e gorduras.
Não apresenta quantidade significativa de vitaminas e minerais.
Tira o apetite para o consumo de alimentos mais saudáveis.

Sem comentários: