domingo, 16 de março de 2008

“Pele e Osso”

Há alguns anos, ainda longe de saber que iria para Ciências da Nutrição, li o livro “Pele e Osso”, da escritora norte americana Lori Gottlieb, que se baseia nos diários que a própria autora escreveu com a idade de onze anos – o relato amargo e acutilante da sua luta quase fatal contra a anorexia nervosa. Hoje, ao pesquisar sobre o assunto, não pude deixar de recordar o mesmo e recomendo-o vivamente. Através da sua leitura, apercebemo-nos dos perigos de se viver de acordo com as expectativas da sociedade e de nos tornarmos o paradigma da dieta. Lori Gottlieb conseguiu transformar-se na “pele e osso” que tanto ansiava ser, mas que a levou a enfrentar a morte e só a sua vontade férrea a pode salvar.
  • Anorexia nervosa:
    A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que afecta especialmente adolescentes do sexo feminino e mulheres, manifestando-se como uma obsessão de restringir a ingestão de alimentos e é frequentemente desencadeado por um sentimento de fraca auto-estima. O anoréxico tenta libertar-se dos desejos e prolemas da vida quotidiana através da privação alimentar, chegando mesmo à inanição. Os anoréxicos parecem equacionar a magreza extrema com beleza e acham-se com excesso de peso quando, de facto, podem estar perigosamente sub-alimentados. Isto é conhecido como a imagem alterada do corpo.
    À medida que o regime se torna cada vez mais obsessivo, o doente ingere cada vez menos alimentos vitaminados e ricos em minerais. A carência de zinco é particularmente grave, pois deteriora ainda mais o apetite e o sentido do paladar, conduzindo a uma “espiral da inanição”. De um modo geral, o tratamento envolve uma nutrição cuidadosa e um programa de aconselhamento ou psicoterapia; na maioria dos casos, torna-se necessário o internamento hospitalar.

  • Sinais Precoces da Anorexia:
    · preocupação obsessiva com o peso;
    · ingestão de uma quantidade reduzida de alimentos e um pequeno número de refeições;
    · excesso de exercícios físicos, queimando ainda mais calorias.

Sem comentários: