quarta-feira, 16 de abril de 2008

Bulimia

A bulimia, assim como a anorexia nervosa é uma disfunção alimentar. Tem maior incidência na adolescência e ocorre principalmente em mulheres.


A pessoa bulímica tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam se alimentar num curto espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa. Estes períodos de alimentação excessiva são seguidos de indução de vómitos, uso de laxantes, enemas (introdução de líquidos no recto ou no cólon através do ânus) ou diúreticos.


O bulímico pode se encontrar com peso normal, aumentado ou diminuído (mas não chegando à magreza da anorexia).


As causas que levam à bulimia ainda não são bem conhecidas, mas há relações com transtornos do humor, como depressão, transtornos de ansiedade e em alguns casos com transtornos de personalidade.


A bulimia pode levar a complicações, tais como : danos severos ao esófago, e aos dentes, por causa do ácido estomacal, presente no vómito, que corrói tais órgãos, alterações hidroeletrolíticas decorrentes da purgação ou vómitos e que em alguns casos pode levar à morte.
Pacientes bulímicos costumam envergonhar-se de seus problemas alimentares e, assim, tentam ocultar seus sintomas. Dessa forma, as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas.


Tratamento envolve abordagem de vários profissionais. Psicoterapia, abordagem dietética e tratamento medicamentoso são as principais vertentes. Na maioria das vezes os pacientes não precisam de ser internados, devendo ser acompanhados regularmente. Os medicamentos mais utilizados são os antidepressivos.

Sem comentários: