segunda-feira, 28 de abril de 2008

O néctar do sol


Vitamina D, um factor essencial para a vida - Parte I

Actualmente, os dermatologistas alertam-nos constantemente para os perigos de uma excessiva exposição ao astro-rei devido ao “regime de emagrecimento” da camada de ozono. Porém, a recomendação também teve efeitos contraproducentes: agora, em países com sol em abundância, começam a ser detectados casos de défice de vitamina D.

Regra geral, o nosso organismo não consegue produzir vitaminas e, por isso, temos de consumi-las através dos alimentos. Há excepções, como a vitamina D, sintetizada na pele através da luz solar. Esta vitamina pertence ao grupo das lipossolúveis, isto é, que se dissolvem em gordura e óleos. Muitos alimentos contêm apenas substâncias precursoras, ou seja, necessitam de ser activadas mediante a radiação ultravioleta, logo não é fácil aumentar os seus níveis a partir da alimentação. Este nutriente regulador tem influência sobre a glândula paratiroideia, ao aumentar a absorção dos sais de cálcio e fósforo pelo intestino.


Principais fontes do composto:
o Óleo de fígado de bacalhau
o Peixe gordo
o Cogumelos
o Ovos
o Queijos gordos
o Leite gordo
o Margarina
o Sumo vitaminado

o Exposição solar

1 comentário:

Anónimo disse...

Depois de ler o artigo sobre: O NÉCTAR do SOL fiquei a saber que o SOL além de nos fazer muito mal quando nos expomos, sem protector adequado, é também uma grande fonte de vitamina D. Este blog é bom porque sempre nos ensina alguma coisa nova.