domingo, 20 de abril de 2008

Cerveja Nutritiva!!


Os indicadores nutricionais das bebidas fermentadas, como o vinho e a cerveja, apresentam valores muito superiores, a todos os níveis, quando comparados com os valores recolhidos a partir das bebidas destiladas, como vodka, whisky e licores.
O valor nutricional da cerveja ressalta sobretudo quando comparado com o das bebidas destiladas e as não fermentadas em relação à presença de vitaminas e minerais, já que a cerveja contém alguns nutrientes essenciais ao organismo, tais como potássio, magnésio, cálcio e sódio, em contrapartida com os valores obtidos pelas bebidas destiladas que, regra geral, apresentam um valor nulo nestes indicadores.
A cerveja contém também uma maior incidência de vitaminas, particularmente do grupo B e um interessante índice de folatos, uma vitamina de particular importância que não é encontrada em mais nenhuma bebida destilada ou fermentada. No caso das bebidas destiladas, estas apresentam um valor zero de conteúdo nutricional referente a todas as vitaminas.
Os índices de prevalência de proteína, na cerveja, são igualmente superiores aos apresentados pelas restantes bebidas alcoólicas. As bebidas destiladas são caracterizadas, também nesta variável, por uma quase nulidade de valores nutricionais.
A cerveja é ainda a bebida que, em comparação com as restantes fermentadas e destiladas, tem uma menor concentração de calorias. As cervejas contêm, em média, cerca de seis vezes menos calorias do que as bebidas destiladas, por cada 100ml.
Contudo, no nosso país beber é um acto social importante, quase sempre associado à ideia de comemoração ou à alimentação.Tratar e prevenir as consequências da utilização excessiva de bebidas alcoólicas, não é tarefa fácil num país com as características do nosso. A abordagem nutricional surge assim como uma alternativa aos modelos clássicos de abordagem desta problemática, facilitando o contacto com os doentes e sobretudo possibilitando o desenvolvimento de estratégias de prevenção adequadas.
Entre o álcool e a nutrição existem relações extremamente complexas, que directa ou indirectamente podem afectar as funções fisiológicas. O consumo excessivo de álcool tem efeitos na absorção, no metabolismo e na utilização de vitaminas, minerais, proteínas, hidratos de carbono e gorduras.




Portanto, caros estudantes, aqui vos deixamos um alerta: aproxima-se a Queima das Fitas por isso bebam com moderação!!

Sem comentários: