terça-feira, 29 de abril de 2008

Como controlar o ácido úrico

Ter uma concentração demasiado elevada de ácido úrico no sangue pode danificar as articulações e desencadear uma artrite crónica. Embora nem todas as pessoas com níveis elevados de ácido úrico acabem por sofrer desta doença, é necessário ter bastante cuidado, pois o seu excesso provoca sintomas muito dolorosos.

A nível nutricional, o melhor para controlar o ácido úrico é uma dieta depurativa baixa em purinas, que fará com que se normalizem os níveis, não só deste indicador, mas também do colesterol. A regulação de ambos contribuirá, por sua vez, para o equilíbrio da tensão arterial.

Alimentos recomendados:
· Lácteos
· Cereais e batatas
· Verduras e hortaliças (salvo as flatulentas e ricas em purinas)
· Frutas (evitar frutas em calda)
· Bebidas (água bicarbonatada, infusões e sumos naturais)
· Gorduras (azeite e óleos de sementes, manteiga e margarina vegetal)


Alimentos proibidos:
· Queijos gordos
· Carnes (galinha, porco, vaca, vísceras e enchidos)
· Peixes gordos
· Marisco
· Leguminosas secas
· Verduras e hortaliças (couve, espinafres, couve-flor, alcachofra, brócolos, cebola, rábano, alho-francês, espargos, cogumelos e beringelas)
· Caldos (carne, peixe, marisco ou derivados)
· Bebidas alcoólicas (especialmente cerveja preta e vinhos doces)

38 comentários:

Anónimo disse...

O anónimo concorda outra vez com as autoras deste comentário: "Como contolar o ácido úrico".
Realmente se os doentes com elevada concentração de ácido úrico
soubessem, ou melhor, conhecessem bem os alimentos que podem comer e aqueles que NÃO DEVEM COMER, se isto acontecesse a vida ser-lhe-ia muito melhor e claro mais saudável e sem as dores que esse ácido acaba por provocar quando não se trata.
Mais uma vez se conclui que os cidadãos bem informados só têm vantagens e benefícios.

biana disse...

mas sera´que isso funcionara, meu pai ja´deixou de comer quase tudo e naõ adiantou

biana disse...

algumas pessoa disseram para meu pai usar limaõ para acido urico e usou e piorou ,disse que a dor aumentou

daniel disse...

Olá,
Gostaria que as autoras explicassem porque o couve é proibido,pois ao ler uma dica de saúde no site da unimed(http://www.unimedvsf.com.br/secao_clientes/dica.php?id=66)
,vi que couve esta na lista dos alimentos permitidos. Daí surguiu minha dúvida: é permitido ou proibido? grato pela atenção!
meu e-mail é danlopes86@gmail.com

Anónimo disse...

eu tenho acido urico dsde os doze anos e gostaria de saber com lidar com a doençA

Anónimo disse...

Olá gostaria de saber se existe cura da gota?Pois tenho essa infeliz doeça.Já tomei vários rémedios como:colchicina,ziloric e a INJEÇÃO DISPROSPAN.Se alguém conheçe algo por favor me envie:(luaumartins1@gmail.com)

Anónimo disse...

O ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas, que é um dos tipos de bases azotadas que se encontram no DNA e no RNA. Como todos os seres vivos têm essas moléculas (DNA e RNA), também os alimentos vão ter independentemente de serem de origem animal ou vegetal. A maior dificuldade em prescrever uma dieta para pessoas que sofram de gota ou de outros problemas devido ao excesso de ácido úrico recai nesse mesmo aspecto. Assim, ainda não está bem estabelecido o quanto uma dieta é elevada ou reduzida em purinas. Alguns autores sugerem que ingestões de purinas superiores a 175 mg/dia podem elevar a excreção urinária de ácido úrico.
O que já está bem estabelecido é que os alimentos de origem animal ricos em purinas são a vitela, bacon, cabrito, carneiro, fígado, língua, rim, miolo, anchova, sardinha, arenque, bacalhau, truta, ovas de peixe, marisco, peru, porco, coelho, pato e ganso.
O recomendado é que os pacientes com excesso de ácido úrico evitem estes alimentos.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas!
Ana Rita

fernando # pigeon disse...

ifelizmente nao existe um ideal cientifico para esta doença o acido urico, pois aqui mesmo na internet ja fiz varias pesquisas e existem varias contradições. e agora josé , josé para onde? se alguem quiser trocar idéias comigo por favor anotem o meu emeil fernandopetshop(A)hot ......

Quintas disse...

tenho 41 anos de idade, fiz uma uma consulta e o medico disse-me que estou com acido urico, mais de momento não sinto nada, gostaria de saber quais os alimentos que não devo comer visto que me encontro numa fase inicial da doença, e ja estou a tomar uriprim(100mg) 3 por dia.
quipaixao@hotmail.com

Anónimo disse...

eu tenho gota e ja to com a gota de tanta controversia, uns disem coma outros disem nao coma><galeto nao pode,frango pode,golinha nao pode. de 60 dietas que pesquisei so 3 tinham algo em comum as outras discordavam uma da outra, cheguei a conclusao de que se pode comer de tudo desde que se coma com moderaçao ou entao vire lagarta e so como folha, mas cuidado algumas nao pode

Anónimo disse...

Olá boa noite , gostei muito desse blog, mas gostaria que vcs explicassem amis, como por exemplo:
Alimentos recomendados:
• Lácteos (quais)
• Cereais e batatas
(que tipo de cereal)
• Verduras e hortaliças (salvo as flatulentas e ricas em purinas)
quais são as hotaliças e Verdura( nomes)
• Frutas (evitar frutas em calda)quis são?)
• Bebidas (água bicarbonatada, infusões e sumos naturais)infusão é chá industrializado? sumos( espremidos?)
• Gorduras
(Azeites e óleos de sementes,(quais são?)
manteiga ou margarina vegetal)essa informação vem nas embalagens , se o produto é vegetal?

Lia Morena disse...

Quero saber se ôvo é permitido na dieta para controle de acido úrico, e se tem alguma diferença entre a clara e a gema.

Carla disse...

Tenho acido úrico e gota e gostaria de saber que peixe posso comer (Nomes) e carne.
Só vejo nos site o que não devo comer. E isso tem dificultado a minha alimentação.
aguardo repostas.
e-mail ocefamilia@gmail.com

valdair disse...

Eu também sofro e muito com a gota. Ja fiz de tudo a nada adiantou. Cheguei a conclusão de que se quiser morrer com saúde, melhor não comer mais nada.

alana almeida disse...

Ola, meu esposo tem acido urico elevado e ja tem uma semana e meia com os joelhos inchados e gemendo de dor, ja fui ao medico e ele está tomando remedio mas nao ta resolvendo muito. para piorar o penis dele começou a ficar vermelho e ha uns dois dias está ferido e muito feio. o que fazer. o que comer? ja cortei carne, so fazendo frango e peixe, so come verdura e arroz bem pouco; nao come feijao. mas ainda assim nao melhora. nao sei mais o q cozinho.

Anónimo disse...

ESTOU COM ESSE PROBLEMA, E DEVIDO UMA DIETA ESTOU ME VENDO LIVRE DESSE MAL, ESTAVA TOMANDO REMEDIOS E N SURTIAM EFEITO E NAO ME RECUPERAVA, MUITO Q ESTA AQUI NO SITE AJUDA!
EM BREVE VOU FAZER UM SITE E POSTAR COMO ME LIVREI DO MAL DAS DORES E ME RECUPEREI. TIVE UMA CRISE QUANDO ERA DIGITADOR E TEMPOS DEPOIS QUANDO MACHUQUEI MEU JOELHO E ESTOU ME RECUPERANDO POR SEGUNDA VEZ

gian disse...

gian

eu tenho acido úrico há dez anos mais de um tempo pra cá começou a agravar constantemente as dores descubri uma formula feita aqui em uma cidade próxima emuma farmacia de manipulação de formulas foimuito bomse vc tomar uma capsula por dia vc pode comer de tudo e não terá excesso de acido úrico no sangue pra mim foi bom e pro meu pai também a tempo não sabemos mais o que é sofrer com isso esse remédio é manipulado ja mandei fazer aqui na minha cidade pelo que vem escrito no rotulo mais não ficou bom ache que colocam algo que não está no rotulo, portanto só compro lá mesmo custa 40,00 reais 30 capsula , se alguem se interessar posso enviar ou passar o endereço.

Marizette Teles disse...

GIAN por favor da´me essa morada ou o nome desse remedio o meu email é teles.mary@gmail.com obrigada

Gelza disse...

GIAN por favor envie-me o nome desse remédio. O meu email é gelzafernandesdasilva@yahoo.com.br

Anónimo disse...

GIAN, como faço para adquirir esse remedio. moro em Belo Horizonte MG, meu email é antoniohenriquesf@hotmail.com
ME RESPONDA POR FAVOR.
Obrigado Antonio Henriques.

Anónimo disse...

GIAN, como faço para adquirir esse remedio. moro em Belo Horizonte MG, meu email é antoniohenriquesf@hotmail.com
ME RESPONDA POR FAVOR.
Obrigado Antonio Henriques.

KATHY NAIRA FLÔRES disse...

Me passa o nome Giancarlo, por favor, está aqui o meu e-mail kathynaira@hotmail.com. obrigada!

KATHY NAIRA FLÔRES disse...

Me passa o nome é a fórmula do remédio Gian, por favor, está aqui o meu e-mail kathynaira@hotmail.com. obrigada!

geraldo disse...

Gian, se possivel me envie os dados do remedio, sofro a 20 anos, gota. Josegeraldojose6@gmail.com. Desde ja agradeco

Vide Bene disse...

Se alguém conseguio a formula do GIAN por favor me passe também sofro com este acido rico e muito.Obrigado

Lina disse...

Oi Gian vc poderia me enviar o nome desse remédio, pois meu esposo sofre com gota no pé dele, mande para meu email: deia30012009@hotmail.com Obrigada.

Anónimo disse...

Gian por favor passa o nome desse remedio ou onde posso encontrar agradeço desde já Deus abençoe meu email é robyansen@hotmail.com

DARIO PIRES disse...

gIAN SOBRE SEU COMENTARIO POSTADO EM jANEIRO, FAVOR ME PASSAR O TELEFONE E ENDEREÇO DA FARMACIA. MORO EM SOROCABA EMAIL dario3660@gmail.com
obrigado

fernando oliveira disse...

Amigo envia por favor onde compra morro no rio de janeiro afdmel@me.com

Anónimo disse...

Boa tarde Gian, venho solicitar o nome de remédio, pois eu tenho esse problema, tive inclusive a uns 10 dias uma crise forte e meu email é: juan-roberto-5@hotmail.com tlf 81 8827-8968. Obrigado e Fique com Deus

Anónimo disse...

Boa tarde Giam mande para o meu emai: juan-roberto-5@hotmail.com, o nome desse medicamento, ficarei agradecido.
Abraço e fica com deus

Anónimo disse...

Gian boa tarde, mande o nome desse medicamento para o meu email: juan-roberto-5@hotmail.com

Anónimo disse...

Giam mande o nome desse remedio:
email: juan-roberto-5@hotmail.com

Anónimo disse...

Gian boa tarde mande por favor o nome desse medicamento. email: juan-roberto-5@hotmail.com

Juan Roberto disse...

Por favor Gian Mande o nome desse remedio para o meu email: juan-roberto-5@hotmail.com

Paulo Costa disse...

Por favor Gian diz-me o nome desse remedio, ou onde posso compra-lo, pois sofro bastante por causa do ácido úrico, nem com medicamentos consigo controlar.
Meu email:pjfcosta1@gmail.com
Muito obrigado que Deus te abençoe.

ADELINO disse...

ADELINO SIMOES Eu tenho acido urico ou gota como queiram chamar e na verdade a experiencia me diz se eu exajero no marisco e derivados carne de porco os enchidos ate o cheiro me da crises tudo o que seja miudesas as celebres tripas a moda do Porto mas afirmo que de pessoa para pessoa faz diferenca todas as pessoas a partir de determenada idade deviam fazer analizes ao sangue para nao serem apanhados de surpresa e seguir os conselhos do medico nos so devemos ser medicos para nos proprios e nao para os outros fiquem bem e sem acido urico pois e petisco

Enesio disse...

Gian, pode me mandar o nome do medicamento. Meu e-mail é enesiojunior@hotmail.com