quinta-feira, 24 de abril de 2008

Por que temos sono depois de comer?


“A sonolência que sentimos após uma refeição pode ser responsabilidade directa da glucose, que faz descer, no hipotálamo, o nível de oxerina, um tipo de proteínas cuja missão é manter-nos alerta. Em Junho passado, Denis Burdakov e a sua equipa de investigadores da Universidade de Manchester (Reino Unido), demonstraram que mesmo um aumento quase imperceptível da glucose diminui sensivelmente a actividade neuronal. Assim, para permanecermos bem acordados, deveríamos evitar as comidas ricas em hidratos de carbono ou gorduras; em contrapartida, não haveria como um banquete de proteínas para mantermos os olhos abertos. Há vozes discordantes. Segundo estes outros estudiosos do sono, a sensação de sonolência deve-se apenas à necessidade de descansar após oito horas de vigília contínua.”


In Revista “Super Interessante” – número 120, Abril 2008

4 comentários:

Alexandra Pereira & Ana Rita Lemos & Marta Rola disse...

Li esta notícia e também achei muito interessante e curiosa! Custa um bocado a acreditar mas quando tiver sono vou-me encher de proteínas. :)

AnaIsabelBrito AnaRitaMoreira disse...

Agora já sei o que fazer para ter menos sono nas aulas de tarde x)

Isabel G. e Rita B. disse...

Eu sou mais a favor da sesta!! :)

Anónimo disse...

trabalho na area da saude faço home care, dou plantao todas as noites, porem da para cochilar umas tres hora, mas em casa apos o almoço, não consigo permanecer acordada, é íncrivel só sono demais, pensava que fazia mal mas apos ler essa reportagem vi que é mais ou menos normal?