domingo, 20 de abril de 2008

Mais saúde com uma banana por dia


Costuma dizer-se que "uma maçã por dia é como um médico em casa". As bananas adquirem agora um "estatuto" semelhante. Segundo a Food and Drug Administration (FDA), as dietas que contenham alimentos que sejam boas fontes de potássio e baixos níveis de sódio, podem reduzir o risco de tensão alta e de enfarte. Esta alegação aplica-se às bananas, uma vez que estas possuem, pelo menos, 350 mg de potássio e 140 mg ou menos de sódio, tendo ainda pouca gordura e colesterol.
O sódio é um nutriente essencial presente nos fluídos extracelulares do corpo e com acção em inúmeras reacções fisiológicas. No entanto, e com a idade, este nutriente parece estar relacionado com aumentos da pressão arterial, pelo que várias entidades oficiais nos E.U.A. recomendam um ingestão diária inferior a 2400 mg.
Quanto ao potássio, sabe-se que desempenha um papel importante na actividade muscular do coração. Estudos com animais indicam que o risco de enfarte cardíaco está inversamente relacionado com as doses ingeridas de potássio – ou seja, quanto maior a dose, menor o risco. Em Portugal, o consumo de sal é superior a 15 g/dia per capita, o que representa uma ingestão de sódio de, pelo menos, 6 g/dia.

Sem comentários: